Minifoguetes

e Foguetemodelismo

O que são Minifoguetes?

Minifoguetes são pequenos modelos de foguetes reais projetados e construídos por universitários, estudantes de ensino fundamental e médio ou por entusiastas, que, através desses instrumentos, colocam em prática o que aprendem na sala de aula e em suas pesquisas. Os minifoguetes, além de metodologia ativa para o aprendizado, são excelentes meios de divulgação da ciência aeroespacial e formas de atrair jovens para as carreiras do universo STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Também pode-se entender um minifoguete como um foguete real não-profisisonal.


No geral, um minifoguete é um conjunto de subsistemas, sendo eles: aerodinâmica, mecânica e estruturas, química e propulsão, eletrônica embarcada e recuperação.

De acordo com a Norma BAR-2/2020 - "Nomenclatura Básica de Foguetemodelismo":


Minifoguete (MF): É um foguete real de pequenas dimensões, ou seja, é um veículo propulsado por motor-foguete e que atinge apogeu inferior a 12 km. O Minifoguete pode ser:



Minifoguetes são foguetes reais de pequenas dimensões

Podendo servir à uma vasta gama de missões que podem ser educacionais, científicas ou até mesmo hobby, os minifoguetes são uma excelente ferramenta de ensino e de divulgação da ciência. Como ferramenta de aprendizado os minifoguetes são excelentes plataformas de metodologias ativas para geração de conhecimento multidiciplinar, permitindo que diversas áreas interajam entre si e que, por meio do trabalho conjunto, os projetistas possam ter vivência em pesquisa, projeto e desenvolvimento de sistemas aeroespaciais em escala.

Minifoguetes vs Foguetes de Sondagem

Um minifoguete é um engenho autopropulsado que tem parte de seu voo ocorrendo de forma balística, e deve, após o apogeu, retornar ao solo em baixa velocidade utilizando para isso um sistema de recuperação.

Se observarmos a trajetória típica de um foguete de sondagem, que também pode ser chamado de foguete suborbital (o que não entra em órbita), podemos notar, guardada a escala da missão e do veículo, as similaridades encontradas tanto no projeto do engenho como na operação de lançamento.

Com essa informação podemos nos dar o direito de dizer que, em pequena escala, e graças à ela, os minifoguetes são excelentes ferramentas para introduzir os envolvidos no universo STEAM, expor e explorar conceitos diversos ligados as variadas disciplinas e diferentes níveis de ensino, colocar à prova a teoria aprendida em sala de aula e o conhecimento adquirido através de pesquisas, além de servirem como plataforma de capacitação de pessoal para atuar em projetos aeroespaciais. 

Fonte: MORABA; DLR

Foguetemodelismo

É conjunto de atividades relacionadas ao projeto, fabricação e testes de motores-foguete e minifoguetes, envolvendo testes estáticos de motores-foguete, lançamentos de minifoguetes, entre outras atividades com fins educativos, científicos, tecnológicos, recreativos e desportivos.


O praticante do foguetemodelismo é o Fogueteiro.


Um Grupo que pratica foguetemodelismo é um Grupo de Minifoguetes (GMF).

A ciência que estuda os minifoguetes é a Aeroespaçonáutica

A Aeroespaçonáutica é a parte da ciência que estuda os minifoguetes. Este termo já consta no Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica, bem como no Dicionário Aurélio.

Como é feito o lançamento de um minifoguete

Todo minifoguete precisa decolar com seu próprio motor, e para ganhar estabilidade para voar na trajetória desejada pelos projetistas no lançamento é guiado por um trilho, o que chamamos de Rampa de Lançamento.

O voo de um minifoguete pode ser dividido em fases:

Adaptado de Glenn Research Center/Imagens públicas da NASA.

Segurança envolvida nos lançamentos de minifoguetes

Toda atividade tem seus riscos inerentes. Com o foguetemodelismo não é diferente. A BAR trabalha para que todos os eventos da associação sejam seguros e incentiva que todas as equipes cumpram regras de segurança em todas as suas atividades e em qualquer lugar.

Publicamos e seguimos normas e regulamentos com protocolos de segurança que foram desenvolvidos e aprimorados durante mais de 8 anos de eventos, e contam com a participação de pessoas que já atuam em testes e lançamentos de minifoguetes há mais de 30 anos.


Conheça as Normas BAR e o SGSO dos Eventos.