Pessoal

Este é o time de voluntários que faz a BAR acontecer

Comissão Técnica

Carlos H. Marchi | Presidente da ComTec

É doutor (2001) em eng. mecânica pela Univ. Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor titular da Univ. Federal do Paraná (UFPR). É coordenador e fundador em 1995 do Lab. de Experimentação Numérica (LENA) e em 2011 do Lab. de Atividades Espaciais (LAE), ambos da UFPR. Fundou em 2005 na UFPR o Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan. Em 2005 criou um curso de foguetemodelismo na UFPR. Criou em 2014 o Festival de Minifoguetes de Curitiba. Criou a Associação Brasileira de Minifoguetes (BAR) em 2016, sendo seu primeiro presidente de 2017 a 2020. Criou o Museu de Minifoguetes da UFPR-BAR em 2018. Em 2020 criou o curso Foguetemodelismo básico online, disponível livremente no YouTube. Criou em 2023 o Clube de Foguetemodelismo de Curitiba. É divulgador científico em foguetemodelismo através de eventos, cursos, YouTube, redes sociais, site e blog.

Fogueteiro desde 1981.

Curitiba-PR

LinkLinkYouTube

Dawson T. Izola

Doutor em Aeronaves pela USP - Universidade de São Paulo, possui experiência em motores e estabilidade lateral de foguetes, tendo desenvolvido e publicado trabalhos na área.

Autor de diversos livros como "Ninho das Águias", que conta a história da Academia da Força Aérea, e "História dos Foguetes no Brasil". Também publicou trabalhos como "Análise das oscilações lateriais de foguetes balísticos através do método de oscilação livre".

É Professor da universidade FHO - Fundação Hemínio Ometto, de Araras-SP, na qual também atua como Coordenador dos Grupos FHO Rocket-Design (Grupo de Minifoguetes da instituição), FHO Eco-Marathon e FHO IÚNA Aerodesign.

É o fundador do Grupo Lenda, um dos primeiros grupos de projetos em foguetes do Brasil.

Araras-SP

FacebookInstagramFacebook

Roberto Dias

Analista de Sistemas, pós-graduado em geoprocessamento. Possui experiência em aviônica e gestão de projetos de comunicações críticas. É Pesquisador no projeto UFRR/GFRR.

É Fogueteiro há cerca de 44 anos. 

Boa Vista-RR

InstagramTwitterLinkedInLink

Juliano Carteri

Graduando em engenharia mecânica pela UCS Universidade de Caxias do Sul - RS. Diretor da Tech For Brasil Soluções Inovadoras, Capitão da equipe de foguetes Phoenix RT.

Fogueteiro desde 2015.

Veranópolis-RS

FacebookInstagramLinkedInLink

Carlos Cássio

Entusiasta, Presidente do grupo amador CEFAB - Centro Experimental de Foguetes Aeroespaciais da Bahia. Ex-Piloto da VASP.

Salvador-BA

FacebookInstagramTwitterLinkedInLinkLink

Daniel Brogini

Eng. Aeronáutico e Espacial e Tecnólogo em Manutenção de Aeronaves, tem experiência na área de Baja, Aero e Rocket Design, ambos com foco em projetos eletromecânicos. Atuou no desenvolvimento de sistemas de ignição e outros correlacionados.

Fogueteiro desde 2022.

S. J. dos Campos-SP

InstagramLinkedInLink

Fernando Mendes

Doutorando em Propulsão Nuclear na Ohio State University. Durante a graduação teve experiências com Propulsão Elétrica (PPTs) e Propulsão Híbrida (Instabilidade de Combustão).

Fogueteiro desde 2018.

Fortaleza-CE

InstagramLinkedInLink

Arthur Roberto

Acadêmico de Engenharia Mecânica com experiência em propulsão e estruturas. Integrante da equipe FHO Rocket-Design como Vice-Capitão.

Fogueteiro desde 2022.

Araras-SP

InstagramLinkedInLink

Vinicius Amaro Bueno

Eng. Aeronáutico e Espacial e Técnico em Mecatrônica, tem experiência na área da robótica, aero e rocket design, com foco em eletrônica e sistemas embarcados. Foi Capitão-de-Divisão na Bravo Aerospace, Gupo de Minifoguetes da Univap.

Fogueteiro desde 2018.

Houston, Texas, USA.

InstagramLinkedInLink

Gabriel Duarte Batista de Nazaré

Graduando em Engenharia da Computação na Univap, Vice-Capitão-Geral do Grupo de Minifoguetes Bravo Aerospace e Capitão da Divisão de Sistemas Embarcados da mesma. Experiência em Rocket Design e Sistemas Embarcados.

Fogueteiro desde 2020.

S. J. dos Campos-SP

InstagramLinkedInLink

Silas Camargo de Matos

Mestre em Eng. Aeronáutica e Mecânica na área de Aerodinâmica, Propulsão e Energia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA. Eng° Aeroespacial pela Univ. do Vale do Paraíba - Univap. Piloto de aeronaves de asa fixa pela Esc. de Aviação do Aeroclube de Mogi Mirim. Experiência em projeto, construção e ensaios de foguetes, sistemas propulsivos sólidos, híbridos e líquidos, ignitores elétricos, pirotécnicos e pirogênicos, turbinas a gás e seus periféricos, projeto, construção e operação de bancos de prova.

Fogueteiro desde 1988

S. J. dos Campos-SP

LinkedInLink

Pedro Alves

Engenheiro Eletricista formado pela UFRJ, pós graduado em marketing pela CoopeAd. Passagem por multinacionais, desenvolvimento de pesquisas e mais de 20 anos como empresário no ramo de telecomunicações e serviços de TI. Atualmente a frente da Terraform X Ltda (TFX), empresa de desenvolvimento de modelos sustentáveis e tecnologia nas áreas de meio ambiente e ciências aeroespaciais. Entusiasta de foguetes desde sempre.

Rio de Janeiro-RJ

LinkLink

Comissão de Eventos

Dayana Gomes

Graduanda em Eng. Aeronáutica, possui experiência em estruturas e projetos mecânicos 2D e 3D. Foi atuante no Laboratório de Jato Propulsão - LJP da Univap. Experiência em gestão de processos e projetos e metodologia Lean.

Fogueteira desde 2018. 

S. J. dos Campos-SP

InstagramLinkedInLink

Milena Gomes

Engenheira Química, cursando MBA em Gestão de Processos e Qualidades. Fez parte da Divisão de Combustão e Propulsão de Motores-Foguete do Laboratório de Jato Propulsão - LJP da Univap durante 3 anos.

Fogueteira desde 2018. 

Cachoeira Paulista-SP

InstagramLinkedInLink

Verônica Fiorin

Aluna de Engenharia Aeronáutica e Espaço da Univap; Capitã-Geral da equipe Bravo Aerospace; participante da competição Caça Asteróides 2023 e do projeto LCO 2023, pesquisadora no setor aeroespacial.

Fogueteira desde 2021.

S. J. dos Campos-SP

InstagramLinkedInLink

Charley Almeida Jr.

Eng. Aeronáutico e Espacial pela Univap, especializado em Gestão de Segurança de voo pela FACUMINAS, tem experiência em propulsão sólida de foguetes, inspeção e certificação de aeronaves experimentais e comerciais. 

Fogueteiro desde 2020.

S. J. dos Campos-SP

InstagramLinkedInLink

Luísa Santos | Superintendente do Nordeste

Engenheira mecânica, bacharel em Ciências e Tecnologia, astronauta análoga, pesquisadora na área aeroespacial. É apaixonada pelo espaço, divulgação científica e educação STEAM.

Fogueteira desde 2018.

Natal-RN

InstagramTwitterLinkedInLinkLink

Dâmara Emily

Graduanda em Ciências e Tecnologia na UFRN, Astronauta Análoga pelo Habitat Marte, Presidente do Grupo de Minifoguetes Potiguar Rocket Design. Faz parte dos projetos Cometa Nordestino da UFRN e Meninas no Espaço da AEB.aaaa

Natal-RN

InstagramLinkedInLink

Isaac Forte

Graduando em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará, Capitão do Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial da UFC, membro colaborador da Federação Aeroespacial do Nordeste (FAERNE). Atua como pesquisador, possuindo experiência na área da propulsão, em especial de minifoguetes, em ambientes laboratoriais e em gestão de equipe.

Fogueteiro há 3 anos.

Fortaleza-CE

InstagramLinkedInLink

Sângella Gomes

Graduanda em Eng. Mecânica pela Univ. Fed. do Ceará, Ex-gerente de Aerodin. e Recuperação do Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial (GDAe). Membro colaborador da Federação Aeroespacial do Nordeste (FAERNE). Possui experiência em projetos de minifoguetes, em especial, na área de recuperação. Pesquisadora no desenv. de um sistema a vácuo para teste de motores-foguete.

Fogueteira há 3 anos.

Fortaleza-CE

InstagramLinkedInLink

Comunicação Social

Edu Oliveira

Técnico em manutenção aeronáutica e mecatrônica, universitário de Física e Ciência de Dados, professor, podcaster e voluntário de divulgação científica Edita o Blog do Astrônomo desde 2006.

Taubaté-SP

InstagramLinkedInLink

Isabel Pansiera

Graduanda em Eng. de Produção pela Fundação Hermínio Ometto. Tem experiência na área de gestão da qualidade. Integrante do Grupo de Minifoguetes FHO Rocket-Design.

Fogueteira há 1 ano. 

Araras-SP

InstagramLinkedInLink

DiretoriaBAR

Mateus Vieira | Presidente

Eng. Aeronáutico e Espacial, especialista em Manut. de Aeronaves pela PUC Minas. Atua com SGSO. Tem experiência em Aerotermodinâmica, Hipersônica, Propulsão SCRamjet e em Estudos em Defesa e Geopolítica, com ênfase na China. É professor da Escola Politécnica Aeroespacial e assistente de pesquisa na Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil.

Fogueteiro desde 2011.

Jacareí-SP

InstagramTwitterLinkedInLinkLink

Vinicius Pinto | Vice-Presidente

Graduando em Engenharia Mecânica pela Fundação Hermínio Ometto, Capitão-Geral do Grupo de Minifoguetes FHO Rocket-Design. Possui experiência em sistemas de qualidade voltados para produtos ATEX, INMETRO, ISO 9001. Também possui experiência em Aerodesign e desenho técnico mecânico.

Fogueteiro desde 2021.

Araras-SP

InstagramLinkedInLink

Thayanne Serpa | Secretária-Geral

Eng. Civil mestre em Eng. Aeroespacial pela UFPE, com ênfase no desenvolvimento de materiais aplicados ao setor aeroespacial, ex-integrante do grupo de pesquisa SUPRAMMAT.

Palmas-TO

InstagramLinkedInLinkLink

Gustavo Cirelli | Tesoureiro

Eng. Aeroespacial com experiência no desenvolvimento de experimentos para foguetes de sondagem. É engenheiro de sistemas na Boeing Brasil.

Fogueteiro há 9 anos.

S. J. dos Campos-SP

LinkLinkLink

GT3 - Comissão Organizadora do II FRMF-NE

Membros do COL - Comitê Organizador Local

Lavínia Dantas de Souza