SGSO - Segurança Operacional

Pessoal

O pessoal envolvido na segurança operacional são os responsáveis por garantir que todas as normas e procedimentos estão sendo seguidas por todos os envolvidos e em todas as operações, sejam de preparo, apoio em solo, de voo ou de recuperação. São eles que ajudam, orientam e fiscalizam as equipes e participantes com o objetivo de assegurar que nenhuma situação potencialmente insegura possa seja gerada.


Organograma das funções de segurança operacional do Sistema SGSO - BAR.

Coordenação de Segurança Operacional

CSO

É o responsável por acompanhar as operações e o cumprimento das normas e procedimentos em geral.

Segurança de Terra

Oficiais de Segurança

São as pessoas responsáveis por garantir a segurança e acompanhar o cumprimento de normas e procedimentos, além de dar dicas de segurança às equipes e participantes em todas as suas atividades realizadas em superfície ou seja: preparo e montagem inicial nas tendas, pequenos testes em áreas pré-definidas, rastreio, recuperação após o pouso etc.

Coordenação de Segurança de Voo

Diretor de Lançamentos

É o responsável por aprovar ou não os voos, abrir e fechar as janelas de lançamentos e definir o ângulo e a direção dos lançamentos com base na meteorologia local. O DL é quem autoriza as contagens para os disparos e também o resgate dos foguetes lançados.

Segurança de Plataforma

Fiscais

Os Fiscais são os membros da Comissão Técnica do evento. Eles são os reponsáveis por verificar, além do cumprimento das normas e procedimentos o cumprimento das regras.

São os ficais que direcionam e acompanham as equipes dentro da Área de Montagem Final e da Área de Lançamentos, estando sempre ao lado da equipe. o Fiscal também é o responsável por preencher a ficha de voo e recolher o altímetro comercial usado no voo.


Área de Operações

Todo o complexo em que acontecem as atividades do dia de lançamentos do evento é chamado de Área de Operações - AOp. A Área de Operações tem em seu interior alguns espaços reservadas e/ou controlados, que podem ser: 

Para fins de localização e produção de mapas, toda a Área de Operações pode ser dividida em 04 quadrantes cartesianos chamados de setores: setor norte, setor sul, setor oeste e setor leste. A referência principal para o mapa, e local de interseção dos quadrantes é o ponto central da área de operações, que deve ser a posição geográfica das rampas de lançamento.

Para fins de segurança, os espaços dedicados à Montagem Final dos minifoguetes e para os seus Lançamentos são áreas controladas. Isso significa que seus acessos devem ser restritos à uma pequena quantidade de pessoas autorizadas, por um determinado espaço de tempo e utilizando os EPIs minimamente necessários.

Áreas Reservadas de Livre Acesso

São os espaços onde devem estar dispostos tendas e cadeiras, sanitários, opções de alimentação e água, socorrista etc. Essas áreas são:

Área dos Espectadores: é o espaço destinado ao público e convidados, contando com tendas e cadeiras.

Área das Equipes: é um espaço destinado aos participantes e seus projetos, na qual deve-se dispor de tendas, mesas e cadeiras para que a equipe possa aguardar a hora de seu slot enquanto seus membros podem realizar algumas tarefas que não envolvam montagem final nem riscos aos participantes da equipe ou de outras equipes na área. Fiscais devem ocasionalmente passar verificando a segurança empregada pelas equipes nas suas tarefas dentro da área e podem solicitar que uma equipe interrompa a atividade que está realizando.

Áreas Controladas

Área de Montagem Final - AMF

Área Controlada de Montagem Final (Laranja): Como o nome diz, é uma área de acesso controlado destinada à montagem final dos foguetes antes de seguirem para a Área de Lançamentos. O acesso é controlado e somente as equipes chamadas para a utilizarem em cada slot podem entrar, cada uma com seu Time de Montagem Final.

Área de Lançamentos - ALT

A Área de Lançamentos é uma área controlada subdivida em áreas de segurança concêntricas à volta da posição das rampas de lançamento. São demarcadas com raios dimensionados de modo a garantir a segurança dos competidores e espectadores. O raio de cada área é definido com base em uma matriz de risco com o objetivo de resguardar os participantes, espectadores e a integridade do local do evento.


Para AOp de São Luís no Maranhão, temos por exemplo:


Área Laranja: Exclusivamente dedicada à Montagem Final dos Minifoguetes que serão lançados.

Zona Vermelha: Zona de Acionamento de Minifoguetes, o local  de instalação das Rampas de Lançamento.

Zona Amarela: Zona Livre para Queda de Minifoguetes. Área de Segurança livre de pessoas e infraestruturas.

Zona Verde: Zona de Pouso e Resgate de Minifoguetes, local da Tenda de Ignição.

EPI mínimo e tempo máximo de permanência

Verifique todas as regras e procedimentos operacionais na Norma BAR-3/2023.

A norma apresenta todas as regras sobre EPIs, ferramentas, sistemas de ignição e de apoio em solo, lançamentos e resgate de minifoguetes e cargas úteis.

Demais ações e recomendações

Rampas de lançamento

As rampas devem ser posicionadas dentro da Área Vermelha antes do horário do primeiro slot do dia. Cada equipe é responsável por trazer, montar e utilizar sua própria rampa. Caso seja necessário a equipe deve comunicar à organização a necessidade de utilizar alguma rampa disponível, se houver.

Modificações no minifoguete ou motor dentro da Área de Lançamento

Dentro da Área de Lançamento não é permitido nenhum tipo de alteração nos projetos, como: cortes, furos, colagem, troca de peças, etc. Processos de parafusagem são permitidos.

Se a equipe necessitar realizar alguma tarefa no seu minifoguete ou motor que esteja impossibilitando o lançamento, deve comunicar o fiscal e retornar à Área de Montagem Final.

Rastreio e Localização de minifoguetes e cargas úteis

Se a equipe efetuar atividades de rastreio de seus minifoguetes e/ou cargas-úteis, as estações terrenas, antenas e demais equipamentos podem ser instaladas dentro das áreas Amarela/Verde, de preferência próximo à Tenda de Ignição, desde que seus operadores estejam entre os membros do Time de Apoio da equipe.

Lembre-se: Nosso maior objetivo é a segurança dos participantes e a integridade do local do evento.


Pensar segurança é um dever de todos!