a

Bem-vindo aos EventosBAR!

Nosso principal evento, o Festival de Minifoguetes nasceu em 2014, com 85 participantes, em Curitiba, Paraná.

Nós acreditamos que boa parte da responsabilidade pelo alto número de equipes no eixo sul-sudeste se deve ao trabalho do Prof. Marchi e da BAR com os Festivais de Minifoguetes em Curitiba-PR. Dessa forma, acreditamos que a existência de um evento perto das equipes proporciona um grande incentivo ao desenvolvimento técnico das mesmas e ao surgimento de novos grupos. É daí que surge a necessidade da descentralização.

Porque começamos a regionalização pelo Nordeste?

A região nordeste é o lar de muitas equipes novas e que precisam de um evento próprio para que, em contato com as veteranas, possam estabelecer-se assim como ocorreu com as do eixo sul-sudeste.

______________________________

O objetivo da BAR em relação aos eventos é distribui-los pelo Brasil para que, além de ficarem mais perto das equipes, ocorram mais oportunidades de participação para elas ao longo do ano.

Todos os Festivais Estaduais podem levam aos Regionais, que por sua vez serão os caminhos para o Festival Brasileiro de Minifoguetes.

Eventos Online e Híbridos

Quinta Espacial

Online - YouTube

Quinzenalmente receberemos em nosso canal especialistas em projeto e desenvolvimento de minifoguetes e de áreas ligadas ao foguetemodelismo para conhecermos seus trabalhos e apresentarmos-os à comunidade.

SETA-2

Online

O SETA (Seminário de Engenharia e Tecnoligia Espacial) é um evento online a respeito de engenharia aeroespacial no qual diversos profissionais são convidados para ministrar palestras e minicursos, além das equipes que apresentam seus trabalhos em diversas áreas.

Festivais de Minifoguetes

O Festival de Minifoguetes é um evento de nível nacional voltado ao foguetemodelismo e a aeroespaçonáutica, que é o conjunto de práticas de projeto, construção e lançamentos de minifoguetes. O evento reúne equipes universitárias, de escolas de ensino fundamental e médio ou formadas por entusiastas, de todo o Brasil, para apresentar e lançar seu projetos nas diversas categorias competitivas do evento.

Através dos Festivais a BAR busca integrar profisisonais, estudantes, equipes de foguetes e entusiastas entre si e ao setor aeroespacial do país, tanto no nível da academia quanto da indústria, além de despertar na sociedade a cultura aeroespacial e o interesse pela ciência e as engenharias. 

O Festival é uma oportunidade para a BAR e seus parceiros fomentarem o surgimento de novos grupos de foguetes e o interesse pela aeroespaçonáutica através da realização de atividades como palestras, minicursos, workshops, visitas técnicas e competições.

I Festival Regional de Minifoguetes - Nordeste

SãoLuís23

O I FRMF aconteceu em junho de 2023 no Nordeste, e a cidade-sede foi São Luís, no estado do Maranhão. A universidade sede foi a UEMA e a equipe anfitriã foi a Carcará RD. 130 Fogueteiros paraticiparam do evento.

VIII Festival Brasileiro de Minifoguetes

SJK23

O oitavo FBMF acontecerá em São José dos Campos-SP, no segundo semestre de 2023.

As incrições serão abertas em breve.

Os Festivais de Minifoguetes da BAR são eventos organizados anualmente pela Associação Brasileira de Minifoguetes, com apoio de órgãos governamentais, instituições de ensino, de pesquisa e outras entidades.

Os 10 principais objetivos dos Festivais são:


Os eventos são pagos?

Sim, o Festival é um evento pago. Participantes deverão adquirir ingressos e as equipes deverão pagar a taxa de inscrição da equipe e de seus projetos, ou a taxa de participação em Workshop. Os minicursos podem possuir taxa de inscrição também.


Qual a duração dos eventos e quais atividades ocorrem?

O evento nacional é programado para ter duração entre 4 e 5 dias, enquantos os regionais podem ter a partir de 3. Ao longo dos dias de evento ocorrem atividades durante o da todo, como visitas-técnicas, workshops, exposição e os lançamentos de minifoguetes nas categorias competitivas.


Competições de Minifoguetes que ocorrem dentro dos Festivais.

O Festival é um evento que conta com diversas atividades, sendo as competições de minifoguetes algumas delas. Todos os anos categorias são criadas ou aperfeiçoadas para que as equipes possam ser desafiadas e encontrem soluções para os desafios propostos. As principais categorias do evento são do tipo apogeu-alvo, nas quais os minifoguetes devem ser projetados para alcançar uma altura especifica. Todos os lançamentos são verticais, e os tipos de propulsão possíveis de serem utilizados são sólida, híbrida e líquida. 


Só competidores podem participar?

Embora o evento seja buscado em sua maior parte pelas competições e os(as) fogueteiros(as) (como  são chamados os construtores de minifoguetes) sejam o principal público-alvo, é possível participar do evento sem necessariamente ser um(a) competidor(a), podendo adquirir ingressos de Espectador(a). Todos são bem-vindos.


Como o evento funciona?

Cada evento tem seu regulamento e condições, podendo contar com etapas à distância e etapas presenciais na cidade sede do evento.


Chegando no evento.

A primeira atividade do evento é o credenciamento. Todos os participantes deverão passar pelo check-in no dia da abertura e lá assinarão uma lista, um termo de autorização de uso de imagem e se houver, receberão o kit de brindes. Em seguida ocorre a Cerimônia de Abertura.

Todas as atividades do evento possuem lista de inscritos. Os participantes devem se inscrever por meio da plataforma onde compraram os ingressos.

Em caso de mais dúvidas, consulte a páginas de inscrição de cada evento. Lá estão todas as informações necessárias para participar. Consulte também a FAQ do evento, pode ser que alguma dúvida já tenha sido respondida.

VÍDEOS E FOTOS DE EVENTOS PASSADOS

Fotos disponíveis no Flickr











Vemos você nos EventosBAR